sexta-feira, 25 de março de 2011

REUNIÃO DE CONDOMÍNIO


Na última vez que participei de uma reunião de condomínio, estiveram presentes apenas oito de 66 proprietários, sendo que alguns munidos de outras tantas procurações.
Seria de se lamentar a reduzida presença de condôminos na AGO, se isso não fosse consequência do desconforto e da esterilidade dos confrontos pessoais e gratuitos que costumam ocorrer em quase todos os condomínios. Segundo estatísticas do setor, a frequência média é da ordem de 15% dos condôminos, não importando o tamanho ou condição do prédio.
Curiosamente, a frequência costuma ser um pouco maior quando estão em pauta assuntos de interesse individual, como sorteio de vagas de garagem, por exemplo. Discussões sérias, como aprovação de contas, obras e eleições de síndico, não costumam empolgar muita gente, segundo o sindicato.
Normalmente, quem comparece são alguns amigos da situação (drivers), novos proprietários (que logo se desiludem) e a costumeira oposição sistemática de dois ou três (blockers), que são sempre os mesmos.
 A grande maioria (watchers), que possui apartamento na praia para lazer e veraneio, como deve estar satisfeita e não deseja aborrecimentos, prefere abster-se de comparecer, mesmo correndo o risco de se sujeitar às medidas aprovadas por uma minoria significativa, que nem sempre aprova o que todos gostariam.
É o ônus da escolha.

Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário