domingo, 27 de março de 2011

Glossário centrado em princípios


Stephen Covey é o mais bem sucedido dos gurus norte americanos que utilizam idéias de caráter psicológico e espiritual para levar executivos – e muitos outros tipos de leitores – a melhorar seu desempenho profissional e transformar sua vida.
Prova disso é a fenomenal repercussão dos conceitos de Covey em todo o mundo. Seu livro mais famoso – Os 7 Hábitos das Pessoas muito Eficazes publicado nos EUA em 1989, já vendeu mais de dez milhões de cópias e atraiu para o autor uma audiência inédita, que vai de profissionais isolados a corporações de atuação mundial. Covey defende que as conquistas materiais devem ser baseadas em princípios morais claros.
Um glossário centrado nos princípios universais dá uma pequena amostra de como funciona a  filosofia de Covey:
Amigos – parceiros, companheiros de vida, interdependentes. Confidentes, pessoas para apoiar, compartilhar e servir.
Bens – Recursos econômicos. Responsabilidade no uso e conservação. Abaixo das pessoas em importância.
Cônjuge – Parceira(o) igualitária(o) na relação interdependente e mutuamente benéfica. Sócia(o) na felicidade e cúmplice no crescimento.
Dinheiro – Recurso necessário para atingir metas e prioridades. Meio de troca e reserva de valor. Devemos nos servir dele, jamais servi-lo.
Família – Amigos. Oportunidade para aprender, servir e contribuir na busca da realização. Oportunidade para entender e reescrever o relacionamento entre gerações.
Inimigos – Intrinsecamente, ninguém o é. São apenas pessoas com diferentes paradigmas e prioridades outras. Gente que ainda não pensa como você.
Prazer – Alegria que resulta de quase todas as atividades de um ser vivo. Recreação verdadeira, como parte importante de um estilo de vida equilibrado e integrado.  É o destino da criação.
Princípios – Leis naturais imutáveis que não podem ser violadas impunemente. Aceitos como valores, preservam a integridade e conduzem á felicidade e ao amadurecimento.
Saúde – Condição natural do ser humano.  Deve ser preservada para possibilitar a vivência integral de suas potencialidades. Descuidar-se da saúde é pecar contra a humanidade.
Trabalho – Chance de usar talentos e habilidades. Meio de obter recursos econômicos. Investimento produtivo de tempo. Forma de aprender, contribuir e sentir prazer.

Bene

Um comentário: