sábado, 19 de março de 2011

MAPA x GPS


Está rolando no fórum da ABVC – Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro – uma acalorada discussão sobre a não exigência de exame prático para obter a habilitação náutica de Arraes e de Mestre Amador. Enquanto alguns consideram fundamental a manutenção das velhas técnicas de cartas náuticas, sextante e exame prático, ainda que com apoio de modernos recursos eletrônicos, outros se posicionam contra o exame obrigatório e julgam que GPS, radar e outros sensores são suficientes para uma navegação segura.
Na verdade, todos têm alguma razão e argumentos válidos, pois se trata mais de um conflito de gerações e crenças pessoais, do que uma discussão sobre o que é certo ou errado.
Eduardo Moura, do Veleiro Bearship, colocou muito bem a questão:
Costumo a dizer que nós somos os emigrantes digitais enquanto nossos filhos e a geração deles são os nativos. Eu mesmo às vezes me sinto feito aquele pessoal que se veste com trajes antigos para reconstituir eventos históricos (em inglês, re-enactments) de guerras passadas ou da idade média. É divertido, os turistas gostam, mas depois todo mundo volta para casa e para o mundo moderno. Hoje em dia só alugo carro com GPS e nunca mais abri um mapa rodoviário, mas nunca deixo de ficar meio envergonhado quando erro alguma entrada e o GPS diz: recalculating, take the next exit in 2 miles”.

Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário