sábado, 26 de março de 2011

ACORRENTADOS

É bastante conhecido o mito da caverna, descrito por Platão, no Livro VII da República, onde relata a epopéia de um ser que vivia acorrentado com muitos outros numa caverna, onde somente percebiam como realidade as próprias sombras projetadas na parede do fundo.
Tendo conseguido escapar e descoberto a beleza do mundo exterior, retorna para tentar convencer os demais, que o espancam e matam por considerá-lo um louco subversivo.
O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.
Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência, isto é, do conhecimento abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias – um  mundo verdadeiro – e  a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das coisas sensíveis – este nosso mundo.
Este tema – realidade ou aparência – foi retomado ao longo da história da cultura ocidental por muitos filósofos e alguns escritores, embora com perspectivas distintas.
Exemplos modernos podem ser a série Persons Unknown , o livro Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley, 1932), o filme Matrix (Irmãos Wachowski, 1999) e também A Ilha de Michael Bay de 2005. Outro autor que utilizou, paródicamente, essa parábola platônica foi o autor José Saramago, em seu livro A Caverna.

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