terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Temperança


 

Dando sequência aos nossos comentários da série SALIGIP, hoje falaremos da virtude da temperança.
A temperança (do latim: temperare) é uma das virtudes ditas universais, uma das quais propostas pelo cristianismo. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, "moderar a atração dos prazeres, assegurar o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados". Essa virtude serve para controlar o pecado da gula e se traduz por um bom exercício de disciplina, que vem a ser a prática da verdadeira liberdade.
A temperança assemelha-se ao conceito grego de Sofrósina (σωφροσύνη, sophrosyne), divindade que personificava a moderação e o autocontrole. Sua correspondente romana era Sobrietas (sobriedade).
Na tarologia, A Temperança é um arcano do tarô, e é representada por um anjo que passa água de um vaso para outro, o que significa a moderação na vida, e é também representada pelo signo de aquário, no zodíaco. Ao ser retirada a carta da temperança, dependendo do contexto, indica a necessidade do indivíduo levar uma vida mais esquilibrada em relação a razão e a emoção.
Em termos práticos, significa comer e beber apenas o suficiente, aproveitando as boas coisas da vida, sem se entregar aos excessos de qualquer natureza.
Colabora na verdadeira qualidade de vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário