quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Diligência


Diligência, em ética, é a virtude humana de seguir um objetivo de vida, conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do objetivo. É também uma das sete virtudes do cristianismo.
A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar; diligens (diligente) significa aquele que ama. Remédio para a preguiça, a virtude da diligência consiste no carinho, alegria e prontidão (diferente de pressa) com que pensamos no bem e nos dispomos a realizá-lo da melhor forma possível.
Diligência é uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência. [Provérbios 22:29]
Assim, concluímos hoje a nossa série SALIGIP, uma releitura soft das virtudes capitais através de um olhar caridoso, que propõe a vivência sadia e virtuosa pela escolha livre do bem, em contraposição às antigas práticas religiosas castradoras que ameaçavam com o mal.
Recuso-me a acreditar em um Deus que seja ameaçador, autoritário e justiceiro, quando o próprio Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois, que só falam de amor.
Desejo a todos um carnaval alegre e virtuoso.
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário