terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Melhor Parte da Vida


Chegar à terceira idade com pique total é possível.
Manter uma dieta saudável e exercitar os músculos
 (e também o seu cérebro) fazem toda a diferença.


A melhor idade é aquela que nós temos. Viva bem hoje, para preparar um bom amanhã.
A Organização Mundial de Saúde - (OMS) - define envelhecimento como “o prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações fisiomórficas e psicológicas ininterruptas à ação do tempo sobre as pessoas”. Portanto, envelhecer faz parte da vida e pode sim ser muito bem sucedido. Eu estou próximo dos 70 e ainda caminho, pedalo e velejo.
Praticar atividade física regularmente, evitar o fumo, o álcool e o excesso de cafeína, de sal, açúcar e gordura; evitar o isolamento e manter o peso adequado são itens essenciais para viver mais e melhor. Cabeça vazia é oficina do diabo, dizia meu pai. Devemos manter um comportamento proativo e cultivar bons hábitos, como ter um projeto de vida, porque a perda dos objetivos é um dos principais fatores que levam ao envelhecimento anímico.
Alimentos – Alguns alimentos, como os peixes, são excelentes para o cérebro, porque possuem compostos de cadeias poli-insaturadas de ômega-3, bastante útil no desenvolvimento cerebral, dos olhos e do sistema nervoso em geral. Precisamos nos acostumar a fazer pequenas refeições durante o dia, e escolher alimentos que fazem bem ao corpo. Grãos integrais, vegetais, legumes e frutas frescas, carnes magras, leite e derivados – fonte de cálcio –, além de oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em selênio, devem fazer parte do cardápio diário.
Exercícios – O mundo inteiro fala nos benefícios de se manter a prática habitual de uma atividade física regular. Vale tudo: dança, alongamento, natação, caminhada, corrida, hidroginástica, ioga, musculação, etc. Até mesmo usar as escadas do seu prédio em vez do elevador, ou descer um ponto antes e caminhar até o destino.
Estudos demonstram que quem dorme mal ou pouco tem mais propensão a desenvolver problemas de saúde. Daí a importância de se exercitar durante o dia e fazer uma refeição leve à noite – tudo contribui para dormir melhor.
O cérebro também deve ser exercitado. Para tanto, a Neuróbica combina três fatores: novidade, variedade e dificuldade crescente. Pequenas mudanças diárias já fazem diferença, como escovar os dentes com a outra mão, andar de costas, não acender as luzes ao chegar em casa, ou utilizar caminhos diferentes para ir ao trabalho ou para retornar ao lar. Tirar o cérebro da zona de conforto traz muitos benefícios: diminui os lapsos de memória (brancos), melhora da segurança e autoestima, da concentração, raciocínio, lateralidade, capacidade de resolver problemas, autoconfiança, coordenação motora e socialização.


 Para viver cem anos: 

 ð   
coma a metade, ande o dobro, e ria o triplo!


Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário