terça-feira, 5 de novembro de 2013


 
Como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios. 

Quando me emprestou esse livro, que ganhou do filho Flavinho, meu irmão José Flávio fez uma declaração bombástica: “Pela primeira vez consegui ler, em menos de três meses, um livro de 400 páginas. A história do Rolim e a forma como o livro a apresenta, prendem o leitor”.
Esse é o relato sem retoques de uma das mais impressionantes trajetórias do cenário empresarial brasileiro, a do Comandante Rolim Amaro. De autoria do jornalista e romancista Thales Guaracy, O sonho brasileiro acompanha a intimidade e a vida profissional de um administrador carismático e visionário. Protagonista da história econômica do país, Rolim dava supremo valor ao ser humano e ao que julgava essencial a seu sucesso: sonhar.
Nascido em 15/09/1942, numa família de poucos recursos na região de Pereira Barreto, SP, não concluiu os estudos para começar a trabalhar ainda muito jovem. Fez de tudo e passou necessidades, mas sempre foi um sonhador obstinado. Aprendeu a voar, mascateou no Araguaia, foi piloto da Vasp, onde não ficou mais de seis meses. Voltou a pilotar táxi aéreo onde conheceu grandes empresários, muitos dos quais se tornaram seus amigos e apoiadores.
De último piloto na escala do Táxi Aéreo Marília, passou a dono da TAM que superou a VARIG e chegou a ter mais de uma centena de jatos, com faturamento superior a um bilhão de dólares, quando desapareceu em acidente fatal com o helicóptero que pilotava, na região de Pedro Juan Caballero, no dia 06/06/2001.
Meu irmão tinha razão. O livro é tão bom e o estilo da narração tão forte, que não levei mais do que sete dias para dar conta do livro que agora recomento.
Valeu a pena. 
 

ISBN 85-89876-02-0

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário