sábado, 24 de setembro de 2011

UM SATÉLITE NA CABEÇA

Cair um satélite na cabeça é 15 mil vezes mais
fácil do que ganhar na Mega-Sena

 Lançado pela agência espacial americana em 1991, o Uars funcionou até 2005, observando a atmosfera. Atualmente desativado, o satélite do tamanho de um ônibus caiu em algum lugar da Terra, possivelmente no Canadá, nesta madrugada de 24/09/11. A informação é da Nasa, que afirma, porém, que as chances de que alguém tenha sido atingido são mínimas - cerca de 1 em 3.200.
Desde então, ele era apenas um entre vários satélites defuntos e outros objetos que sujam a órbita do planeta. De acordo com a Nasa, há "pelo menos" 20 mil fragmentos com mais de 10 cm nos arredores terrestres. Nesse "lixão" espacial tem de tudo. Desde satélites inteiros desativados, até peças de foguetes e naves.
Também entram na conta outros objetos “perdidos” por astronautas, como câmeras fotográficas, ferramentas e até uma luva. No início do mês, um relatório do Conselho de Pesquisa Nacional dos EUA – entidade privada e sem fins lucrativos que fornece consultoria científica – afirmou que os detritos espaciais chegaram a um "ponto crítico".
Portanto, é 15.645 vezes mais fácil cair um pedaço de satélite na nossa cabeça, do que ganhar na MEGA-SENA, cujas chances matemáticas de acertar são de 50.063.860 para uma aposta simples de 6 palpites ao custo de R$ 2,00.
Assim sendo, é mais vantajoso usar capacete de proteção do que jogar na loteria. 

Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário