segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seis graus de separação

Você já ouviu falar da teoria dos seis graus de separação?
Não? Eu explico. A teoria dos seis graus de separação é baseada num estudo científico realizado em Harvard onde foi possível confirmar a hipótese, aparentemente amalucada, de que você está separado de qualquer outra pessoa no planeta – isso mesmo, no PLANETA – por apenas seis apertos de mão. Logo, apenas seis pessoas poderiam te conectar com todo o restante dos humanos vivos, desde aquele eremita que vive solitário nas montanhas do Gabão até qualquer astro de Hollywood, passando pelos pescadores coreanos, os astronautas americanos, o papa, o Obama ou o Ronaldinho Gaucho.
Eu tenho uma amiga que assegura a veracidade dessa teoria com outra proposta, a de que na humanidade existem apenas umas 10.000 pessoas de fato. O resto é figuração.
Você encontra uma pessoa e indaga se ela conhece uma outra, ou conhece alguém que a conheça. Se a resposta for positiva, ela estará incluída nos 10.000 indivíduos que têm existência real, que efetivamente se relacionam por laços sociais menores do que seis. É claro, que você, eu, nossos amigos, Obama, Dalai Lama, Pelé, Rainha Elizabeth, o gerente do banco, o português da padaria e mais algumas pessoas integram esse seleto rol.
Em caso negativo, trata-se apenas de mais um figurante, dentre os bilhões que perambulam pelo planeta. 

Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário