domingo, 3 de julho de 2011

Trem Fantasma

Segundo a Folha de São Paulo, A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) diz que dois terços das ferrovias do Brasil estão subutilizados ou abandonados. Nesta semana, a agência divulgará relatório indicando onde estão os 5.760 quilômetros concedidos, mas ignorados.
O Grupo de Transporte do MPF (Ministério Público Federal) estima que essa situação tenha produzido um prejuízo de R$ 40 bilhões ao patrimônio público do país. É essa cifra o tamanho do esforço que o país precisará fazer para construir o primeiro trem-bala brasileiro, entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, negócio sob ameaça.
O caso do abandono das ferrovias está agora nas mãos do TCU (Tribunal de Contas da União). O MPF pediu ao órgão investigação sobre os contratos de concessão e o que chama de "dilapidação do patrimônio público". O primeiro contrato que será visto é o maior, o da ALL.
A meta do MPF é exigir que todas as concessões sejam reavaliadas pelo tribunal.
"Começamos pelo contrato da ALL, mas o objetivo é que a investigação alcance todas as concessões feitas entre 1996 e 1998", diz Thiago Lacerda Lopes, procurador e coordenador do Grupo de Transporte do MPF. A ANTT diz que o contrato é "frouxo" tanto para impor metas quanto para obrigar a ativação de trechos.
É surpreendente a cara de pau dos pseudo responsáveis pelo setor de transportes nessa pantomima der reavaliação de contratos.
Todos sabemos do interesse das multinacionais que existe por trás das aquisições de ferrovias com o único e indisfarçável intuito de sucateá-las. Isso atende aos interesses políticos e econômicos, por exemplo das petroleiras e do setor automobilístico, com a conivência daqueles que deveriam zelar pelo interesse público dos brasileiros.
Como diria o Boris Casoy:
  ISSO É UMA VERGONHA !

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