segunda-feira, 27 de junho de 2011

DIALETOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

 A fala popular brasileira apresenta uma relativa unidade, maior ainda do que a da portuguesa apesar das dimensões continentais do Brasil.
Há pouca precisão na divisão dialetal brasileira. Se você olhar mapas que retratem os movimentos das bandeiras, das entradas e dos tropeiros, verá que os paulistas tomaram várias direções, para Minas e Goiás, para o Mato Grosso, para os estados do sul. Tudo isso integrava a Capitania de São Paulo.
Era paulista a língua que se falava no Rio de Janeiro. Isso mudou em 1808, quando a população do Rio era de 14 mil habitantes e D. João VI chegou com sua Corte, cerca de 16 mil portugueses. E os cariocas começaram a chiar, como os portugueses de então. A cidade de Santos-SP também sofreu parte dessa influência, o que justifica o chiado do “s” e o emprego do “tu vai" (sic).

A primeira célula do português brasileiro surgiu em Minas Gerais com a exploração de pedras preciosas, quando bandeirantes paulistas, escravos, índios e europeus criaram um jeito de pronunciar que se espalhou pelo país através do comércio e outras formas.

Não existe a forma correta, nem um modo é superior a outro. O que ocorre são variações regionais que resultam de influências várias sobre o tronco original da língua portuguesa metropolitana mesclada com as indígenas e africanas. A língua culta é mais homegênea, próxima da forma escrita e sofre menos variações.

Os principais dialetos do português brasileiro são:
1.      Caipira - parte do interior do estado de São Paulo e de Goiás, parte do norte do Paraná, parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais – [arco, tarco e verva].
2.      Cearense - Ceará – [turi´ƒmo]
3.      Baiano - região da Bahia – [meu rei !]
4.      Carioca - cidade do Rio de Janeiro – [poisshh, merrrmo]
5.      Gaúcho - Rio Grande do Sul – [Bah, tchê. A galega tirou a guaiaca]
6.      Mineiro - Minas Gerais [Ô trem bão, sô. Chegamu di Belzontchi agorin messsmo]
7.      Nordestino - Estados do nordeste brasileiro (alguns estados como Ceará, Pernambuco e Piauí possuem diferenças linguísticas entre a capital e o interior). [eu gostcho]
8.      Nortista - estados da bacia do Amazonas, Tocantins tem um falar semelhante ao nordestino.
9.      Paranaense - Paraná., também é falado em algumas cidades de Santa Catarina e São Paulo que fazem divisa com o Paraná. [leite quente, dá dor de dente]
10.   Paulistano - cidade de São Paulo – [Pítiza boa é só na Moóca, mano!]
11.   Sertanejo - Estados de Goiás,Mato Grosso e algumas regiões do Paraná,apesar de o dialeto ter evoluído por causa da imigração forte em Mato Grosso, apenas Goiás permaneceu com esse dialeto. [o bicho queimô no pé] (a pessoa saiu rapidamente)
12.   Sulista - Estados do Paraná e Santa Catarina (a cidade de Curitiba tem um falar próprio, há ainda um pequeno dialeto no litoral catarinense, próximo ao açoriano), o oeste e serra catarinense sofrem influência do gaúcho, o norte catarinense e o vale do itajaí falam um dialeto com influências alemãs e o sul catarinense (mais precisamente em Criciúma) possui um falar bem parecido com o Italiano chegando a ser quase incompreensível em algumas regiões. (rápido e melodioso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário