sexta-feira, 3 de junho de 2011

O Macaco Nu

Uma tartaruga, logo que nasce já sai instintivamente em direção ao mar e começa a nadar. E fará isso pelo resto de sua longa vida, que pode chegar a 200 anos.

O ser humano, ao nascer, é totalmente dependente do seu semelhante. Demora para andar e demora muito mais ainda para se tornar autossuficiente. Porém, quando ele começa a andar, desenvolver a linguagem e aprender a pensar, não para mais de evoluir, de maneira progressiva e ilimitada. Evolução esta que só termina com a sua morte.

Comparando o ser humano com outras espécies, ele é, de maneira geral, o animal com os órgãos dos sentidos menos desenvolvidos (audição, visão, tato, paladar e olfato). Não possui tromba, garras, e nem pelagem suficiente para sua proteção.

O que nos diferencia das outras espécies é a fascinante capacidade de elaborar pensamentos complexos e da estruturação da linguagem através das palavras. A capacidade humana de pensar e comunicar tais pensamentos aos nossos semelhantes permitiu que obtivéssemos um avanço extremo na escala evolutiva e um domínio avassalador sobre as demais espécies do planeta.

O lamentável é que nós descemos das árvores, aprendemos a andar, descobrimos o fogo e dominamos o átomo, conquistamos o espaço sideral e nos tornamos os senhores da natureza, mas não conseguimos viver em paz, domar a inflação, eliminar a injustiça e nem acabar com a miséria!



Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário