terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Areia da praia

J

A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios.
O tipo de rocha que dá origem à areia determina a cor do grão. Se a montanha da qual vem a areia é rica em quartzo (um tipo de mineral), por exemplo, a praia fica branquinha. Se a montanha tem muita mica (outro mineral), a areia fica mais escura.
O curioso é que, uma vez na praia, a areia acaba se tornando pedra de novo. Conforme os grãos se empilham no leito do mar, ao longo de outros milhões de anos, eles se tornam um tipo de rocha sedimentar, o chamado assoalho oceânico.

1.         A primeira etapa da "fabricação de areia" é a erosão de rochas em regiões montanhosas. Chuva, vento, raios e raízes gradualmente desmancham a pedra. O "pó de rocha" criado pela erosão se torna parte do solo da região de montanha.
2.         As chuvas carregam o "pó de pedra" até córregos e rios. No caminho pelo rio, os restos de rocha (sedimentos) têm diferentes destinos, de acordo com o tamanho das partículas.
3.         A parte mais fina (argila) fica em suspensão e se espalha pela água. As partes maiores e mais pesadas (cascalho) se precipitam ainda no rio e ficam em seu leito. A parte intermediária (areia) é levada pela correnteza até a costa e se deposita apenas no litoral.
4.         No caminho até o litoral, a areia é "trabalhada": o atrito com a correnteza e com outras pedras a faz ficar menor e mais arredondada.
5.         A areia também pode ser composta de restos de conchas, de animais marinhos e de algas, dependendo da fauna marítima e das marés locais.

Bene

Nenhum comentário:

Postar um comentário