terça-feira, 13 de novembro de 2012

Trem Bala


Discutido há uma década, argumento para viabilizar a copa, destaque do PAC, o projeto ainda não saiu do papel e, com certeza será mais uma falácia do demagógico governo petista.
O transporte ferroviário de passageiros no Brasil, que está sendo discutido pela TV Globo no seu noticiário diário, está literalmente falido sob as benesses de um estado omisso que é cúmplice do lobby das empresas automobilísticas e petrolíferas que compraram e sucatearam as ferrovias em benefício do seu segmento.
Por onde andam os majestosos “trens de aço” da RFFSA que faziam a linha São Paulo – Rio de Janeiro com conforto, luxo e requinte de lençóis de linho e chefes de cozinha assinando pratos? O transporte ferroviário é viável em quase todos os países do mundo, será que só não dá certo aqui nesta terra de pindorama?
Pesquisa recente mostra que existem cerca de 1.500 vagões sucateados e apodrecendo nos pátios e onerando empresas que transportam mercadorias, há mais de vinte anos, à espera de “inventário de material” para poder ser dado destino. Esse é um ônus governamental que obriga as empresas privadas a “cuidar” dessa sucata sem dono, herança maldita do desgoverno e da falta de políticas públicas honestas e bem direcionadas.
O último trem de passageiros, sob a responsabilidade da Cia. Vale do Rio Doce, que ainda faz viagens até Vitória, no Espírito Santo, com vagões de mais de trinta anos e precária manutenção, é do agrado dos usuários.
Assim, não podemos acreditar no verdadeiro canto de sereia que foi a promessa eleitoreira de um trem de alta velocidade ligando Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas. Essa foi mais uma falsa promessa do PAC, gerenciado pela Da. Dilma no governo Lula. E agora?
 Agora, danem-se. Já ganhamos as eleições!”
 
 

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