sábado, 24 de dezembro de 2011

O Ser Integral



[  Já não sou criança, embora às vezes aja como tal.
[  Ainda não me sinto velho, embora me perceba mais rabugento e com o alemão me paquerando.
[ Estou na “melhor idade”, aquela em que podemos fazer alguma coisa capitalizando a experiência e os aprendizados da vida: agindo aqui e agora.

[ Já fui romântico, piedoso, moralista, inconseqüente, sonhador, idealista; já pretendi reformar o mundo e me descuidei da minha casa...

[
Plantei árvores, escrevi livros e tive filhos, ou pelo menos minha esposa os teve.

[ Hoje, na esperança de ter conseguido sintetizar o melhor de tudo isso, quero ter apenas o otimismo realista de me sentir parte de Gaia e compartilhar os eventos da vida com todas as criaturas, até com os outros seres humanos.

[ Sou veterano, da geração que antecedeu os baby boomers, os yuppies e as gerações X e Y. Sou do tempo em que os homens traiam e as mulheres eram donas de casa. Quando se acreditava ser possível não misturar assuntos e sentimentos profissionais e familiares. Do tempo do super homem. Lembram-se da famosa frase: Não levo para casa os problemas do trabalho! Quanta ignorância.

[ Felizmente as coisas mudaram. Atualmente muitas pessoas e empresas já aceitam que o ser humano é uma pessoa integral, dotada de um corpo que quer viver, de mente desejosa de aprender, de um coração que anseia por amar, e de um espírito que necessita deixar um legado. Para tanto, precisamos ter visão, disciplina, paixão e consciência.

[ Aproveitando o clima de natal e as costumeiras resoluções de ano novo, façamos um exercício interessante, sugerido por Stephen Covey (8° Hábito):

1.     Para o corpo è imagine que sofreu um enfarto e sobreviveu; agora viva de acordo com isso;

2.     Para a mente è imagine que a meta da sua vida é de mais 2 anos; agora se prepare como decorrência disso;

3.     Para o coração è imagine que a outra pessoa pode ouvir tudo o que você fala dela; agora fale de acordo com isso, e

4.     Para o espírito è imagine que você tem um encontro pessoal com o Criador a cada trimestre; agora viva de acordo com isso.

[ A todos, desejo um Feliz Natal e convido para recitarmos o Pai Nosso...



ôNatal/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário