sexta-feira, 22 de abril de 2011

Domine festinando me adjuva


Quando nasci, na década de quarenta, uma expectativa de vida otimista apontava os 60 anos. Estou me aproximando dos setenta, isso pode significar que já ultrapassei o prazo de validade e que deveria estar me recolhendo à natural tranquilidade dos longevos, cujo estereótipo reúne chinelos, pijama, tremores, falta de memória e cochilos diurnos no sofá diante da TV, frequentemente alvo de zombaria dos netos.
Pois comigo se dá o contrário. Tenho uma característica que os médicos classificam como doença, mas que prefiro chamar de bênção: hipertireoidismo. Possuindo um metabolismo naturalmente acelerado, sou ansioso, inquieto, intuitivo, não consigo ficar parado, seis horas de sono me bastam, leio um livro por semana, caminho diariamente, pedalo e velejo. Tudo isso sem fazer dietas ou aceitar restrições alimentares, uma vez que, ao lado de muita água, frutas, verduras e frutos do mar, também consumo livremente carnes vermelhas, gordura, bebidas e muito chocolate – sem remorso.
No feriado de hoje, 22 de abril, os cristãos comemoram a Sexta Feira Santa. As poucas pessoas que ficaram na capital ainda fazem preguiça às 10:30h porque até as padarias estão fechadas, o trânsito está quase inexistente e as funções religiosas são à tarde. Isso tudo faz com que eu me sinta na pasmaceira de um sossego incômodo. Já fiz café, passeei com os cães, li o jornal, abri meus e-mails e estou teclando a postagem de hoje.
Como estamos na semana santa e eu fui seminarista, lembrei-me do latinório utilizado nas cerimônias. Existe uma antífona bastante frequente que reza: “Deus in adjutórium meum intende! – R – Dómine adjuvandum me festina!”, que se traduz por: “Deus, vinde em meu auxílio. Senhor apressai-vos em vir ao meu auxílio”.  As más línguas afirmam que os preguiçosos cônegos de Roma mudavam a ordem e o sentido do responsório dizendo: “Domine festinando me adjuva” (Senhor vinde em meu auxílio para que eu me apresse).
Acho que estou me sentindo como os cônegos romanos.

Bene

2 comentários:

  1. Paciência, meu amor! São só 4 dias de feriado e na segunda vc cai no batente. Relaxa, curta o ócio (que eu adoro rsrsr)vc tbm merece. Adorei esse post. Te amo, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Brigaduuuu! A gente sempre arranja o que fazer: passear com os cães, fazer churrasco, cochilar à tarde,micrar outra vez...
    Bjs. 1000

    ResponderExcluir