O gerenciamento de pessoas é uma arte que precisa ser aperfeiçoada
constantemente. Caso tivesse que resumir os estilos de gerenciamento que
vivenciei em mais de 20 anos lidando com pessoas, diria que existem basicamente
dois. O primeiro é impessoal, pouco sensível e pode soar artificial. O outro é
baseado em empatia, respeito e confiança mútua, em que a interatividade com o
funcionário é pessoal, única e exclusiva.
Pessoalmente, dou preferência ao segundo estilo, embora tenha que lançar mão de
elementos do primeiro ocasionalmente.
Não questiono a relevância
dos conhecimentos técnicos e acadêmicos dos profissionais com os quais
trabalho. Mas, muitas vezes, os que se destacam são os que conseguem combinar a
intuição com a razão. Sentem e demonstram uma paixão pelo trabalho que fazem.
Não me refiro aos "viciados em trabalho", mas àqueles que sabem ousar
e expressar o que pensam, agindo como modelos para todos.
Não há dúvida de que as
empresas precisam estar atentas aos aspectos motivacionais dos seus
colaboradores, pois eles têm um papel fundamental nos resultados da
organização. Funcionários "apaixonados" acabam transmitindo esse
sentimento aos demais colegas e também aos clientes.
Além de oferecer benefícios
atraentes e compatíveis com o mercado, precisamos investir no aperfeiçoamento
do profissional. É importante estimular um ambiente de trabalho agradável,
oferecer tarefas desafiadoras e criar programas de qualidade de vida, além de
realizar treinamentos e subsidiar cursos.
Na minha opinião, a
relação de confiança da empresa com os seus executivos, principalmente aqueles
que respondem pelas questões estratégicas e confidenciais, é fundamental para
que a parceria seja bem-sucedida. Os objetivos e metas de ambos devem estar
alinhados. Enquanto o colaborador tem a oportunidade de desenvolver suas
habilidades e conquistar desafios, a empresa deve garantir recursos para que
isso aconteça. É um investimento mútuo, sem perdedores.
Os processos de desenvolvimento de talentos devem ser constantemente renovados, pois o sucesso do negócio está diretamente relacionado ao desempenho e, sobretudo, à satisfação que as pessoas têm pelo que fazem. A paixão pelo sucesso faz a diferença!
Os processos de desenvolvimento de talentos devem ser constantemente renovados, pois o sucesso do negócio está diretamente relacionado ao desempenho e, sobretudo, à satisfação que as pessoas têm pelo que fazem. A paixão pelo sucesso faz a diferença!
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