Discutido há uma década, argumento para viabilizar a copa,
destaque do PAC, o projeto ainda não saiu do papel e, com certeza será mais uma
falácia do demagógico governo petista.
O transporte ferroviário de passageiros no Brasil, que está
sendo discutido pela TV Globo no seu noticiário diário, está literalmente
falido sob as benesses de um estado omisso que é cúmplice do lobby das empresas automobilísticas e
petrolíferas que compraram e sucatearam as ferrovias em benefício do seu
segmento.
Por onde andam os majestosos “trens de aço” da RFFSA
que faziam a linha São Paulo – Rio de Janeiro com conforto, luxo e requinte de
lençóis de linho e chefes de cozinha assinando pratos? O transporte ferroviário
é viável em quase todos os países do mundo, será que só não dá certo aqui nesta
terra de pindorama?
Pesquisa recente mostra que existem cerca de 1.500 vagões
sucateados e apodrecendo nos pátios e onerando empresas que transportam
mercadorias, há mais de vinte anos, à espera de “inventário de material” para
poder ser dado destino. Esse é um ônus governamental que obriga as empresas
privadas a “cuidar” dessa sucata sem dono, herança maldita do desgoverno e da
falta de políticas públicas honestas e bem direcionadas.
O último trem de passageiros, sob a responsabilidade da
Cia. Vale do Rio Doce, que ainda faz viagens até Vitória, no Espírito Santo,
com vagões de mais de trinta anos e precária manutenção, é do agrado dos
usuários.
Assim, não podemos acreditar no verdadeiro canto de sereia
que foi a promessa eleitoreira de um trem de alta velocidade ligando Rio de
Janeiro a São Paulo e a Campinas. Essa foi mais uma falsa promessa do PAC,
gerenciado pela Da. Dilma no governo Lula. E agora?
“ – Agora, danem-se. Já ganhamos as eleições!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário