domingo, 27 de novembro de 2011

Árvore de Natal - a tradição do pinheiro


O clima natalino não tem momento exato para chegar. Mas, para quem segue a tradição católica, a data certa para preparar a árvore é hoje,  27. O dia marca o início do Advento, período litúrgico de quatro semanas em que se dá a preparação dos católicos para o Natal.

"A árvore como símbolo do Natal nasceu no norte da Europa, quando, no inverno rigoroso da região, só o espruce (ou abeto) resistia verde", conta o padre Hernaldo Pinto Farias, assessor para a liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "As pessoas passaram a ligar a árvore que não sucumbia ao frio à esperança cristã e passaram a colocá-la dentro das casas, dando início ao costume", explica Farias. E sabe por que se usa uma estrela no alto do pinheiro? Ela simboliza a luz da estrela que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus.

A montagem da árvore é um bom momento para ser dedicado à família, segundo Farias. Ele recomenda, ainda, que o presépio seja montado na mesma ocasião e que a atividade abra espaço para a reflexão sobre o sentido do Natal. "Hoje, a árvore tem um papel mais social do que religioso. Mas, ao reunir as crianças para montá-la, os pais podem aproveitar para explicar o verdadeiro significado do Natal".

Um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando  o triunfo da vida sobre a morte.

Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.

Na Europa, uma das tradições natalinas consiste em decorar um pinheiro com maçãs, doces e pequenos wafers brancos, representando a eucaristia. A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.

Feliz Natal !

Um comentário:

  1. Oi Nininho, gostei muito, qdo minhas meninas eram pequenas,eu montava árvores com elas explicando sempre o significado do Natal, elas adoravam, colocavam muitos enfeites, alguns feitos por nós mesmo.
    Agora ja moças, montei a árvore e o comentário foi: Já mãe, como passou rápido eim ? Nem ligam mais, os jovens têm outras prioridades, e temos que respeitá los, fazer o que ?
    Beijo, meu primo amo suas postagens
    Marlene

    ResponderExcluir