sexta-feira, 22 de julho de 2011


Ponte Qingdao
CHINA
Ponte Guaíba
BRASIL
Extensão
42 km
2,9 km
Custo total
R$ 2,4 bilhões
R$ 1,16 bilhões
Custo por km
R$ 57 milhões
R$ 400 milhões
Tempo da obra
4 anos
4 anos
1 km construído em
35 dias
503 dias
Forma de governo
Militar, comunista, abrindo-se para o capitalismo.
Civil, democrata, flertando com o comunismo.
















Na China, a nova ponte do Guaíba seria o caminho mais curto entre o Ministério dos Transportes (PR/PT) e a penitenciária.

Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.

Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre-RS, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff.  Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa.

O jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro acima.

Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário