| Ponte Qingdao CHINA | Ponte Guaíba BRASIL |
Extensão | 42 km | 2,9 km |
Custo total | R$ 2,4 bilhões | R$ 1,16 bilhões |
Custo por km | R$ 57 milhões | R$ 400 milhões |
Tempo da obra | 4 anos | 4 anos |
1 km construído em | 35 dias | 503 dias |
Forma de governo | Militar, comunista, abrindo-se para o capitalismo. | Civil, democrata, flertando com o comunismo. |
Na China, a nova ponte do Guaíba seria o caminho mais curto entre o Ministério dos Transportes (PR/PT) e a penitenciária.
Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre-RS, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa.
O jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro acima.
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
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