Quando nasci, na década de quarenta, uma expectativa de vida otimista apontava os 60 anos. Estou me aproximando dos setenta, isso pode significar que já ultrapassei o prazo de validade e que deveria estar me recolhendo à natural tranquilidade dos longevos, cujo estereótipo reúne chinelos, pijama, tremores, falta de memória e cochilos diurnos no sofá diante da TV, frequentemente alvo de zombaria dos netos.
Pois comigo se dá o contrário. Tenho uma característica que os médicos classificam como doença, mas que prefiro chamar de bênção: hipertireoidismo. Possuindo um metabolismo naturalmente acelerado, sou ansioso, inquieto, intuitivo, não consigo ficar parado, seis horas de sono me bastam, leio um livro por semana, caminho diariamente, pedalo e velejo. Tudo isso sem fazer dietas ou aceitar restrições alimentares, uma vez que, ao lado de muita água, frutas, verduras e frutos do mar, também consumo livremente carnes vermelhas, gordura, bebidas e muito chocolate – sem remorso.
No feriado de hoje, 22 de abril, os cristãos comemoram a Sexta Feira Santa. As poucas pessoas que ficaram na capital ainda fazem preguiça às 10:30h porque até as padarias estão fechadas, o trânsito está quase inexistente e as funções religiosas são à tarde. Isso tudo faz com que eu me sinta na pasmaceira de um sossego incômodo. Já fiz café, passeei com os cães, li o jornal, abri meus e-mails e estou teclando a postagem de hoje.
Como estamos na semana santa e eu fui seminarista, lembrei-me do latinório utilizado nas cerimônias. Existe uma antífona bastante frequente que reza: “Deus in adjutórium meum intende! – R – Dómine adjuvandum me festina!”, que se traduz por: “Deus, vinde em meu auxílio. Senhor apressai-vos em vir ao meu auxílio”. As más línguas afirmam que os preguiçosos cônegos de Roma mudavam a ordem e o sentido do responsório dizendo: “Domine festinando me adjuva” (Senhor vinde em meu auxílio para que eu me apresse).
Acho que estou me sentindo como os cônegos romanos.
Bene
Paciência, meu amor! São só 4 dias de feriado e na segunda vc cai no batente. Relaxa, curta o ócio (que eu adoro rsrsr)vc tbm merece. Adorei esse post. Te amo, bjs.
ResponderExcluirBrigaduuuu! A gente sempre arranja o que fazer: passear com os cães, fazer churrasco, cochilar à tarde,micrar outra vez...
ResponderExcluirBjs. 1000