quinta-feira, 21 de junho de 2012

SPED - Como escolher um escritório de contabilidade

Assunto de conhecimento da classe contábil, o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) para o fisco se traduz em instrumento de redução da sonegação fiscal e das fraudes, no entanto, para o contribuinte é objeto de muitas dúvidas. Nessa seara encontra-se o empresário que desconhece o tema. Em especial para essas pessoas a orientação é uma só: agendar uma reunião com seu contador e solicitar esclarecimentos sobre como o SPED pode impactar sua empresa. E para aqueles que já ouviram falar do projeto, mas ainda não deram a devida importância, a indicação é a mesma.
“Atenção Senhor Empresário: o SPED em sua empresa é uma realidade. Para implantá-lo você precisa se adequar e contar com profissionais capacitados a fim de assessorá-lo. Daí a importância de não abrir mão de um especialista.” Especialista é um termo bem apropriado para o profissional contábil diante de um novo projeto capaz de impactar os negócios dos seus clientes.
A partir do projeto de emissão da nota fiscal eletrônica, o governo começou uma revolução no tratamento da informação fisco contábil no Brasil. Gradativamente, o SPED vem envolvendo ano a ano empresas de diferentes segmentos e portes.
Hoje os escritórios de contabilidade estão diante de um dilema: o quanto estão preparados para auxiliar os empresários na gestão de suas empresas frente à realidade do SPED. Neste sentido, profissionais do segmento contábil estão passando por reformulações gigantescas. São obrigados a trocar o motor com o avião voando, tendo que mudar processos, investir em tecnologia, em treinamento, consultoria e formação de mão de obra.
A visão retrograda do guarda livro ou do contador, “um mal necessário” ficou para trás. Não há mais espaço para erros, apostas e meio conhecimento, o grande desafio é que estes escritórios contábeis se tornaram responsáveis pelo sucesso de cada cliente. Por isso, no caso do contador não dispor do conhecimento necessário para colocar em prática o projeto SPED, estará colocando em risco o negócio do seu cliente.
Com o SPED, erros que não eram detectados, ou levavam anos para gerar algum tipo de problema para a empresa, são casos do passado. Agora, além das pesadas multas impostas ao contribuinte, os riscos se tornaram quase instantâneos. Como exemplo, em alguns estados não é mais possível fazer vendas para empresas com problemas fiscais.
O SPED envolve elos importantes, como o sistema informatizado de gestão utilizado para a emissão de notas fiscais e demais operações da empresa. Há empresas de sistemas de gestão colocando todas as responsabilidades do projeto nas mãos do contador. É um equívoco e mostra o grau de imaturidade das empresas de software diante do SPED. O empresário, o responsável pelo software de gestão e o contador precisam estar em sintonia para garantir que as informações geradas não coloquem em risco a empresa.
Honorário com preço mais baixo é simples armadilha. Os serviços pós SPED exigem investimentos, especialização, atenção e maior proximidade do escritório contábil com o negócio do cliente.

Fonte: NOTARI NEWS       .Notari Assessoria Contábil


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mais saúde e menos doenças


O macaco desceu das árvores, aprendeu a andar, descobriu o fogo, sobrepujou as outras espécies, fez as revoluções agrícola e industrial, domou o átomo, conquistou o espaço sideral, realizou transplantes, fecundação artificial, decodificou o DNA (e descobriu que o ser humano não é muito diferente das drosófilas!), e conta atualmente com fantásticos recursos de tecnologia científica também na área médica.

Mas ainda ocorrem milhares de óbitos causados diariamente por fome, inanição, falta de recursos básicos, doenças tecnicamente já superadas como febre amarela, malária, tuberculose e sarampo. Isso sem falar das doenças “modernas” como obesidade, doenças do coração, dengue, câncer ou AIDS.

Não há falta de recursos em escala global, nem falta de conhecimento ou de tecnologia.

Falta vergonha, falta vontade política, falta comprometimento e dedicação à melhoria das condições de vida.

Nosso brado é: MAIS SAÚDE E MENOS DOENÇAS!


06  19.06.12

quinta-feira, 14 de junho de 2012

+ Justiça e - impunidade


Banqueiros, bicheiros, “cachoeiros”, corruptos e corruptores, mensaleiros, et caterva têm gozado as benesses de policiais coniventes e justiça leniente.

Tive um professor, nos anos cinquenta, que costumava perguntar: “E quem fiscaliza os fiscais?”

Com os múltiplos lalaus nos tribunais, infelizmente sentados em cadeira que não a dos réus, ocorre-me indagação semelhante:
“E quem vai julgar os juízes?”

Parece que é verdadeiro o aforismo que afirma o fato de que no Brasil, só vai para a cadeia ladrão pé-de-chinelo. Gente grande tem sempre uma boa saída por terra, mar e ar.

Pessoal, está mais do que na hora de um choque de moralidade nesta terra de pindorama.

Só vote em ficha limpa e cara nova.

O brado da hora é: MAIS JUSTIÇA E MENOS IMPUNIDADE!


05  12.06.12

sexta-feira, 8 de junho de 2012

+ Democracia e - demagogia


Parece que após o fracasso da União Soviética, depois da queda do muro de Berlim, só os caudilhos da Bolívia, Equador, Venezuela e quejandos ainda não perceberam que o socialismo não funciona.

Concordo que a democracia não é fácil de ser entendida ou vivenciada, mas, com certeza, ainda é o melhor regime de governo que conhecemos.

Mas, falamos de Democracia de verdade, com D maiúsculo, como a desenharam os clássicos gregos.

Que Deus nos livre da demagogia que assola o nosso país e o mundo na atualidade.

Vamos anotar os nomes das pessoas que elegermos para cobrar, depois, o cumprimento das promessas eleitoreiras. Fazer e exigir qualidade em tudo é direito e dever de cidadania.

Nosso brado de hoje é: MAIS DEMOCRACIA E MENOS DEMAGOGIA !


04  05.06.12