segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Por que os sonhos não se realizam?


Porque estamos habituados a pensar e agir como crianças impotentes. A grande maioria coloca o poder nas mãos de outras pessoas e vive infeliz numa condição de dependência fazendo coisas que acha que deve ou precisa fazer. Já passou da hora de deixarmos de nos sentir “vítimas” e começar a atuar como “protagonistas” da nossa própria vida, exercitando a autonomia de pensar com a própria cabeça, correndo bons riscos. O Brasil sempre terá a nossa cara. Portanto, todos e cada um temos uma parte de responsabilidade no caos atual.
A propósito, Ozires Silva, com a experiência de ter presidido três das maiores empresas brasileiras, Petrobras, Embratel e Varig, o engenheiro aeronáutico, atual reitor da Unimonte, em Santos SP, deu uma entrevista ao jornal A TRIBUNA de 14.12.14, onde afirma com todas as letras que a responsabilidade recai sobre a ineficácia governamental. Desse governo “eleito” pelo povo.
INCENTIVOQualquer pessoa que ler a entrevista vai pensar: esse cara é um liberal, reacionário ou coisa do tipo. Mas o certo é que o governo dê condições de vida digna para a população, não para o governo. (Quanta lucidez!)
MUDANÇACreio que precisamos de mudanças bem grandes, necessárias ao Brasil há décadas. Você não pode fazer nada sem o carimbo governamental. E o cidadão está acostumado com isso, acha que precisa do governo para tudo. (vide “bolsa esmola”)
INFLAÇÃOÉ uma das consequências de uma gestão incorreta no país. Se o Brasil estivesse bem gerenciado, com tudo bem cuidado, a inflação não seria um problema.  (Mantega?)
MINISTÉRIONão estou preocupado com a escolha do ministro da Fazenda. Não me importo com o ministro da Educação também. Importo-me com o plano de governo. E não vejo na cabeça da presidente Dilma uma mentalidade dessa natureza. (nem seria possível)
INDÚSTRIA O melhor estímulo para a indústria é tirar o governo da frente e desamarrar o mercado. Chega de paternalismo estatal. (Adam Smith estava certo)
CÂMBIOO câmbio precisa ser livre. O governo não deve fixar uma taxa ou manter o câmbio alto. Essas decisões atrapalham tudo. Tem que ter liberdade para se ajustar às leis de mercado e valorizar a competitividade no mundo globalizado.
PETROBRASDeixou de ser uma das maiores empresas do mundo. Quem é o culpado por isso? O governo. Por que a Petrobras não é uma empresa livre para fazer o que precisa? O mercado precisa ser aberto. Hoje, a Petrobras não tem condições de desenvolver o pré-sal. (que será inviável com custos inferiores a U$ 80 no mercado global).
L

Nenhum comentário:

Postar um comentário